MANUTENÇÃO: TIM SOLUTIONS

NOSSO SLOGAN E NOSSA META É!

É buscar a inspiração em tudo que é bem feito, eficiente e de qualidade para alcançar a excelência no que fazemos: serviços de manutenção e reparos automotivos.

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PREVENÇÃO

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    Regulagem de farol do seu carro

    Para quem tem garagem ampla e plana, a verificação é mais fácil e pode ser feita em casa. O facho de referência para a regulagem do farol é sempre o baixo e, portanto, deve iluminar para baixo. Faróis pouco desregulados somente podem ser notados quando é iluminada uma parede ou algo à frente.

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    Calibrar o pneu corretamente

    Calibrar pneu é uma tarefa tão simples que, muitas vezes, chega a ser esquecida pelo motorista. Entretanto, a calibragem garante segurança ao veículo, conforto aos passageiros e ainda reduz o consumo de combustível do veículo.

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    Correia do alternador

    As correias são peças de grande importância em qualquer tipo de veículo, seja modelos luxuosos ou mesmo populares. Não importa a potência do motor, todo carro necessita de correias, que em geral são responsáveis por transmitir força de uma peça para outra, a exemplo da correia do alternador. Esta correia é a principal responsável pelo trabalho do alternador, que é a peça responsável por gerar a energia que fica armazenada na bateria.

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    Óleo do motor

    Deve ser verificado toda semana. Antes de usar o carro pela primeira vez no dia e em um piso nivelado, retire a vareta do óleo e limpe-a para poder medir corretamente o nível do óleo. Faça isso usando um papel ou pano. Em seguida, basta inserí-la novamente. Ao retirá-la: a marca do óleo deve estar entre as marcas “Mín” e “Máx” da vareta.

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    Freio

    Em geral, o fluído do freio deve ser trocado a cada dois anos, ou conforme a recomendação da fabricante, já que tem a propriedade de absorver água, que pode evaporar com o calor dos freios e formar vapor no sistema, que prejudica bastante as frenagens. Se estiverem abaixo da espessura minima, as pastilhas e lonas de freio devem ser substituídas.

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    Água do radiador

    Assim como o nível do óleo do motor, deve ser vista toda semana. Com o motor frio e o veículo nivelado, a água deve estar entre o “Mín” e o “Máx” indicados no reservatório. É muito importante que o líquido de arrefecimento tenha a proporção correta de aditivo de boa qualidade, nunca apenas água pura.

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    Trocar os limpadores de para brisa

    Um item na que quase ninguém da à devida importância na hora de revisar sue carro são os limpadores do para brisa, e devem ser incluídos como itens de segurança. Imagina uma família viajando em um dia chuvoso, com a rodovia cheia de carros e caminhões e de repente os limpadores param. Que difícil que seria essa situação.

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    Velas de ignição

    Se não estiverem em bom estado o consumo aumenta e o desempenho diminui. Portanto, são fundamentais para o bom funcionamento do motor. O tempo entre as trocas varia conforme a recomendação do fabricante. Em geral, os modelos convencionais duram entre 20.000 e 30.000 kms. Velas convencionais costuram durar em torno de 30.000 kms.

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    Filtros

    No caso dos filtros de ar deve-se fazer uma limpeza com ar comprimido a cada 7.000 km e trocá-los quando estiverem prejudicando a vazão do ar para dentro do motor. Os de combustível são trocados normalmente a cada 10.000 kms. E os de óleo alternadamente entre as trocas de óleo do motor. Filtros também não devem ser esquecidos entre os itens de manutenção do carro.

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    Suspensão

    Entre os principais componentes estão os amortecedores e molas. Os primeiros costumam durar em torno de 30.000 kms, mas podem não aguentar tudo isso se o carro sempre passa por piso irregular ou muito esburacado. Molas com elos desgatados já devem estar precisando serem trocadas. Também vale verificar folgas, trincas e quebras em juntas dos braços e barras da suspensão. Molas, amortecedores e braços de suspensão em dia garantem segurança e estabilidade nas curvas.

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    Óleo do câmbio

    A grande maioria dos carros contam com caixas de câmbios imantadas e não querem troca de óleo. Nos outros, o lubrificante deve ser verificado a cada 30 mil quilômetros. Vazamentos são indicações de que o carro precisa de reparos. Para os carros de câmbio automático, é importante a troca de óleo e de filtro conforme indicação do fabricante. Com as caixas de câmbio imantadas, a troca do óleo de transmissão passou a ser dispensável.

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    Bateria

    A maioria das baterias vendidas atualmente no mercado não que exige a adição da água e requer pouca manutencão. Deve-se apenas verificar se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos. Se o carro foi ficar parado por muito tempo, deve-se desligar o cabo do polo negativo para que não descarregue.Tenha certeza de que a bateria está funcionando bem. Ela será importante logo na primeira partida, pela manhã.